Esta quinta-feira é dia de greve geral dos jornalistas em Portugal e o secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, fez questão de deixar uma mensagem.
"O jornalismo está hoje em greve. Uma comunicação social livre e independente de todos os poderes, com profissionais respeitados e valorizados, é um dos pilares de uma democracia forte", escreveu no X (antigo Twitter).
Na mesma mensagem, Pedro Nuno Santos defendeu tratar-se, também, de "uma das condições para termos cidadãos informados".
Desde as 00h00 até às 23h59, vários jornalistas de Norte a Sul do país estão em greve nesta quinta-feira, exigindo melhores condições de trabalho e melhores salários, ao mesmo tempo que protestam contra a precariedade da profissão.
Está marcada uma concentração no Largo de Camões, em Lisboa, às 18h00. No Porto, vários jornalistas protestaram, de carteira profissional em mãos, na praça General Humberto Delgado. Em Coimbra, a concentração arrancou às 9h00.
O jornalismo está hoje em greve. Uma comunicação social livre e independente de todos os poderes, com profissionais respeitados e valorizados, é um dos pilares de uma democracia forte e uma das condições para termos cidadãos informados.
— Pedro Nuno Santos (@PNSpedronuno) March 14, 2024
Leia Também: Em dia de greve, Montenegro defende necessidade de "jornalistas livres"