O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta quinta-feira, o decreto que fixa a data das eleições europeias para 9 de junho.
A data da eleição dos 21 deputados ao Parlamento Europeu eleitos em Portugal já tinha sido fixada por decisão do Conselho de Ministros da União Europeia.
No mesmo decreto, o Chefe de Estado realça que está também prevista a possibilidade de votação em mobilidade, algo importante, uma vez que o domingo para qual estão marcadas as eleições europeias em Portugal é na véspera do feriado de 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Recorde-se que a União Europeia decidiu em maio do ano passado que as eleições para o Parlamento Europeu deste ano decorrerão entre 6 e 9 de junho, com a discordância de Portugal, que sugeriu outras datas, mas nenhuma alternativa obteve a necessária unanimidade.
Segundo o Eurostat, estima-se que 10,9 milhões de eleitores portugueses, dos quais mais de 641 mil estreantes, são chamados a participar, este ano, nas europeias.
Leia Também: Quase 11 milhões de portugueses podem votar para o Parlamento Europeu