Descida de impostos? "Governo cumpriu uma promessa eleitoral"

O líder da bancada parlamentar do PSD esteve reunido com a ministra da Justiça.

Notícia

© Global Imagens

José Miguel Pires
19/04/2024 15:45 ‧ 19/04/2024 por José Miguel Pires

Política

PSD

O presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Hugo Soares, realçou a apresentação de proposta de descida fiscal feita pelos sociais-democratas.

Após uma reunião com a ministra da Justiça, Rita Júdice, Soares afirmou que "o Governo cumpriu uma promessa eleitoral". "Não há memória de um Governo com tão pouco tempo de governação decidir um alívio fiscal que incide sobretudo sobre a classe média", disse aos jornalistas.

Nas mesmas declarações, o também secretário-geral do PSD vaticinou: "Os portugueses percebem bem esta mensagem política. Há um Governo que quer baixar impostos e concretizou hoje a descida de impostos essencialmente sobre a classe média. E há uma oposição que não quer, mas ao mesmo tempo que não quer, diz que é insuficiente".

Depois, disse que o desafio agora está do lado do Partido Socialista (PS), "sobre se vota, ou não, a favor da descida do IRS - já, já, já - para a classe média em Portugal, sobretudo".

Após a reunião com a ministra da Justiça, Hugo Soares defendeu que "o programa eleitoral do PSD, e, depois, o programa do Governo apresentado, tem medidas muito concretas no que diz respeito ao combate à corrupção, ao aumento da transparência e integridade dos atos da Administração Pública e dos políticos".

Saudou, também, a iniciativa do Executivo de colocar "no topo das prioridades" o combate à corrupção e de mostrar "abertura" ao diálogo e ao entendimento, sendo que este dossiê deve "merecer o maior consenso político". "A corrupção mina a credibilidade das instituições políticas e a confiança dos cidadãos nas instituições", disse.

A regulamentação do 'lobbying', "que já foi amplamente discutida na anterior legislatura", e a criminalização do enriquecimento ilícito foram as prioridades assinaladas pelo líder da bancada do PSD

"Quanto mais simples e transparentes forem os processos de decisão, mais fácil é o combate à corrupção do ponto de vista da prevenção. Por isso, saudamos a criação do Ministério da Modernização Administrativa", defendeu, argumentando que quanto mais eficaz e transparente for a Administração Pública, mais fácil é prevenir atos menos claros e combater a corrupção".

A ministra da Justiça vai reunir-se com todos os grupos parlamentares para discutir temas associados ao combate à corrupção. Já esteve reunida com o Partido Social Democrata (PSD), o Partido Socialista (PS) e o Chega, bem como o Pessoas-Animais-Natureza (PAN), para discutir os esforços futuros do Executivo no âmbito do combate à corrupção.

As reuniões continuam na segunda-feira, dia 22, com IL (09h00), BE (10h00), PCP (11h00), Livre (12h00) e CDS (14h30).

[Notícia atualizada às 18h22]

Leia Também: Montenegro espera que tabelas possam estar em vigor "entre junho e julho"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas