Ucrânia, segurança e independência da UE. Eis o 2.º debate das Europeias

Recorde aqui o segundo debate para as eleições europeias entre Catarina Martins (BE), Pedro Fidalgo Marques (PAN), Tânger Correia (Chega) e Francisco Paupério (Livre).

Notícia

© Pedro Pina / RTP

Notícias ao Minuto
15/05/2024 20:50 ‧ 15/05/2024 por Notícias ao Minuto

Política

Europeias

O segundo debate para as eleições europeias realizou-se esta quarta-feira, dia 15 de maio, colocando em discussão as cabeças de lista Catarina Martins, do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Fidalgo Marques, do partido Pessoas–Animais–Natureza (PAN), Tânger Corrêa, do Chega, e Francisco Paupério, do Livre.

Entre os temas debatidos esteve a imigração e o fluxo migratório, que mostrou ser uma questão que provocou divergência entre os partidos. Tânger Correia defendeu que "o Chega quer uma imigração controlada", ao passo que Francisco Paupério, do Livre, considerou que tem de haver "políticas integradas para controlar e regular".

A guerra na Ucrânia esteve também em debate, com Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, a defender que a União Europeia "não tentou o caminho para paz". Por sua vez, Pedro Fidalgo Marques, do PAN, considerou que Europa "deve ser dar apoio à Ucrânia", uma vez que as "as pessoas têm o direito de defender-se", não deixando de lado, em paralelo, as negociações.

Foi ainda abordada a independência estratégica da Europa, tendo o BE e o Livre realçado a importância de a União Europeia deixar de depender de países como a Rússia, no que diz respeito tanto à energia como à alimentação.

Este foi o segundo encontro entre os partidos - seguindo-se mais quatro debates com quatro partidos e dois debates a oito. A campanha arranca no dia 27 de maio e prolonga-se até 7 de junho. As eleições europeias estão marcadas para 9 de junho.

Destaques

Em direto

Em direto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas