"Disse-vos que ficassem em casa muitos dias, agora apelo: vão votar"
Depois de enquanto ministra da Saúde ter pedido que as pessoas "ficassem em casa" durante a pandemia, a cabeça de lista do PS às europeias, Marta Temido, apelou hoje aos portugueses para que no domingo "por favor vão votar".
© Partido Socialista
Política Marta Temido
Na reta final da campanha para as europeias, a caravana do PS fez hoje a já habitual arruada em Moscavide, onde se juntaram a Marta Temido a ex-ministra Ana Mendes Godinho, o antigo líder parlamentar Eurico Brilhante Dias e a número três da lista, Ana Catarina Mendes, entre outros rostos socialistas.
"Da mesma forma que vos disse durante muitos dias [da pandemia de Covid-19] que ficassem em casa, agora o apelo que hoje aqui quero repetir é: por favor vão votar. Pela democracia, pela Europa, por Portugal, por todos nós", apelou a candidata socialista no final da arruada, falando aos apoiantes em cima de um muro.
A ideia inicial era que usasse um megafone, mas Marta Temido acabou por não o utilizar e ficar a segura-lo apenas na mão por considerar que a sua voz se ouvia bem.
"É muito importante que no próximo domingo todos nós vamos votar. É mesmo o futuro da Europa aquilo que está em causa. Esta é provavelmente a eleição mais importante das nossas vidas e por isso vamos votar nos socialistas da Europa", pediu.
A candidata do PS aproveitou este momento para voltar a defender o projeto de uma "Europa que avança, que quer andar para frente com melhor habitação para todos, com mais rendimentos para todos, sem recuos nos direitos dos homens, das mulheres, das minorias e de todos".
"Não estou com receio da abstenção, mas quero que ela não aconteça. Quero que os portugueses percebam bem aquilo que está em causa e que não prescindam de exercer os seus direitos e que vão votar porque votar é mesmo importante", insistiu.
Nesta arruada foram distribuídas rosas vermelhas, além dos sacos de pano, canetas e panfletos que ao longo dos dias a caravana foi dando às pessoas pelos muitos concelhos onde passou.
Marta Temido voltou a receber inúmeros agradecimentos pelo trabalho durante a pandemia, muitas promessas de votos, inúmeros pedidos para tirar fotos e até uma coroa de papel lhe foi atirada da varanda de uma empresa.
Num encontro com uma cabo-verdiana surgiu a evocação de Cesária Évora e, a pedido da candidata para que a senhora cantasse, ouviu-se o 'Sodade' em tom baixinho.
Leia Também: AO MINUTO: PAN mergulha pelo ambiente; 361 milhões chamados às urnas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com