Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 17º

PS promete "continuar a conversar, a trabalhar e negociar" com o Governo

Socialistas reuniram-se com o Governo, num encontro em que não participaram nem o secretário-geral do Partido Socialista (PS) nem o primeiro-ministro para começar a discutir a proposta de OE2025.

PS promete "continuar a conversar, a trabalhar e negociar" com o Governo
Notícias ao Minuto

19:04 - 19/07/24 por José Miguel Pires

Política OE2025

O Partido Socialista (PS) prometeu, esta sexta-feira, "continuar a conversar, a trabalhar e negociar" com o Governo, após uma reunião no Palácio de São Bento, em Lisboa, para discutir a proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), em que não participaram nem o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, nem o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

 

O chefe do Governo invocou questões de saúde para justificar a sua ausência nesta reunião e o secretário-geral socialista prometeu que fará parte das negociações numa fase posterior.

"É a nossa expectativa, porque estamos nestas negociações empenhados, de boa-fé e com sentido de responsabilidade, que [as negociações] possam chegar a um bom resultado", disse a líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, aos jornalistas, prometendo "negociar com toda a abertura e sem nenhum tipo de reserva".

"Depois, no fim, faremos a avaliação do que for a negociação global e, se for positiva, viabilizaremos o OE2025 e, se for negativa, não viabilizaremos o OE2025", vaticinou, depois da reunião com os ministros das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento; da Presidência, António Leitão Amaro, e dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

Invocando "reserva", a líder parlamentar do PS não revelou os temas discutidos na reunião. "Não temos razões para estar pessimistas", afirmou, porém, insistindo que o PS vai "negociar com toda a abertura" e que é com essa "reserva", aliás, que as negociações têm mais "possibilidade de chegar a bom porto".

Alexandra Leitão, bem como a antiga ministra da Habitação Marina Gonçalves e o antigo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro António Mendonça Mendes, que representaram o PS nesta reunião, desejaram as "melhoras" a Luís Montenegro e garantiram que, mesmo com a sua ausência e a de Pedro Nuno Santos, "a reunião foi, na mesma, muito produtiva".

O Governo levou a cabo reuniões com os diferentes partidos com assento parlamentar, esta sexta-feira, para discutir a proposta de Orçamento do Estado para 2025. A última reunião do dia seria com o PSD e com o CDS-PP, mas esta acabou por ser adiada.

[Notícia atualizada às 19h40]

Leia Também: OE2025? "O Chega não está apenas para fazer corpo presente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório