A porta-voz do PAN - Pessoas, Animais e Natureza, Inês Sousa Real, comentou o sismo de magnitude de 5,3 na escala de Ritcher, sentido na madrugada desta segunda-feira em todo o país, considerando que "não estamos preparados para um evento de uma magnitude maior".
"A região da grande Lisboa e Alentejo acordou hoje com um tremor de terra. Felizmente não existem danos nem perdas humanas ou animais a registar", começou por dizer a líder política numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
Sousa Real considerou, contudo, que "continua a ficar claro que não estamos preparados para um evento de uma magnitude maior".
"Vai acontecer, só não sabemos quando", acrescentou.
A região da grande Lisboa e Alentejo acordou hoje com um tremor de terra. Felizmente não existem danos nem perdas humanas ou animais a registar. Mas continua a ficar claro que não estamos preparados para um evento de uma magnitude maior e que vai acontecer, só não sabemos quando.
— Inês Sousa Real (@InesSousaReal) August 26, 2024
De recordar que o distrito de Lisboa foi abalado por um sismo pelas 5h11 da madrugada desta segunda-feira. O tremor foi, porém, sentido um pouco por todo o país, de acordo com a Proteção Civil.
De acordo com o IPMA, trata-se de um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter, ocorrido a 16 km de profundidade, com epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines.
Leia Também: "Há as réplicas e, por vezes, pode haver até sismos de maior magnitude"