PS frisa "papel vital" da RTP para assegurar "pluralidade" e "democracia"

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, falou sobre a RTP, estação de televisão pública, e apelou a que também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tivesse um "papel a desempenhar".

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Image

Notícias ao Minuto
25/10/2024 09:36 ‧ 25/10/2024 por Notícias ao Minuto

Política

Pedro Nuno Santos

O secretário-geral do partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, deu na quinta-feira uma entrevista à RTP3, onde, entre outros temas, falou da futura redução de funções na emissora pública, e do impacto que terá.

 

Recordando esse momento, Pedro Nuno reforçou, esta sexta-feira, essa ideia com uma publicação na rede social X (antigo Twitter).

"A RTP desempenha um papel vital para assegurar qualidade de informação e pluralidade de opiniões, algo fundamental para a qualidade da nossa democracia", escreveu o socialista numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).

"Reduzir as suas receitas prejudica não só a qualidade do trabalho da RTP, mas também o equilíbrio do debate público. A força de um serviço público de televisão está na capacidade de garantir a diversidade, e qualquer ação que a enfraqueça compromete o acesso universal a informação com qualidade e imparcialidade", apontou na mesma publicação.

Durante a entrevista, Pedro Nuno frisou que a perda de receita publicitária prevista pelo Governo vai retirar 20 milhões de euros à estação, comparando com os dois milhões de euros de lucro que teve este ano, e salientou que mesmo personalidades do PSD já se manifestaram contra esse projeto, como Nuno Morais Sarmento.

"E eu espero, sinceramente, que, neste tema, o senhor Presidente da República tenha também um papel a desempenhar para preservar, para defendermos a RTP", disse.

Recorde-se que o Governo apresentou já este mês um Plano de Ação para a Comunicação Social, prevendo nova legislação para o setor e novo contrato de concessão de serviço público para a RTP, o reforço da independência da Lusa e incentivos ao setor.

Vários partidos criticaram as medidas anunciadas, apontando, o Bloco de Esquerda, por exemplo, que o Executivo não tinha "boas intenções".

Leia Também: CGI com "consenso alargado" que corte de publicidade na RTP é "errado"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas