João Ferreira, vereador do Partido Comunista Português (PCP) na Câmara Municipal de Lisboa, comentou, esta segunda-feira, os gastos da autarquia com a cimeira tecnológica Web Summit, denunciando que se gastará o quádruplo do que está previsto em "subsídios de renda" ou em apoio a pessoas em situação de sem-abrigo em 2024.
"Arranca hoje mais uma edição da Web Summit, com apoios públicos de milhões de euros", começou por referir numa publicação na rede social X.
Segundo o comunista, "do orçamento da Câmara Municipal de Lisboa sai mais do que a Carris prevê gastar em investimento na frota de elétricos e quatro vezes o que se gastará em subsídios de renda ou o mesmo que se prevê gastar no apoio a sem abrigo em 2024".
🦄 Arranca hoje +uma edição da websummit, c apoios públicos de milhões € Do orçamento da C.M.Lisboa sai +do que a Carris prevê gastar em investimento na frota de elétricos , 4x o q se gastará em subsídios de renda ou o mesmo q se prevê gastar no apoio a sem abrigo em 2024.
— João Ferreira (@joao_ferreira33) November 11, 2024
Sublinhe-se que Câmara de Lisboa aprovou, no final de outubro, a atribuição de quatro milhões de euros à Associação de Turismo de Lisboa, do total pedido de 7,067 milhões, para esta edição da conferência Web Summit, que ocorrerá entre 11 e 14 de novembro.
"Considerando que a edição de 2024 da Web Summit terá início já no próximo dia 11 de novembro, pretende-se, com a presente proposta, a aprovação da transferência de parte dessa verba, no montante de quatro milhões de euros, sendo que, em futura deliberação, se submeterá à aprovação desta câmara a transferência do remanescente [do total pedido de 7,067 milhões de euros]", lê-se num documento a que a Lusa teve acesso.
A Web Summit arrancou esta segunda-feira em Lisboa, com um recorde histórico de 3.000 'startups', sendo esperados mais de 70.000 participantes e cerca de 1.000 investidores.
O evento, que termina na quinta-feira, volta a ter Paddy Cosgrave na liderança e entre os oradores confirmados estão Lidiane Jones, presidente executivo (CEO) do Bumble, o artista Pharrell Williams, e Kuo Zhang, presidente da Alibaba.com.
Leia Também: Montenegro, Moedas... e Pharrell Williams. Eis o 1.º dia da Web Summit