A deputada do PS Isabel Moreira afirmou, na noite de segunda-feira, na CNN Portugal, que os socialistas são verdadeiros "vencedores" do 25 de Novembro e a Direita a "grande derrotada".
"O Partido Socialista é um vencedor do 25 de Novembro, penso que é evidente, um vencedor militar e um vencedor civil. Temos o maior orgulho no 25 de Novembro [...] E não a Direita, que foi a grande derrotada no 25 de Novembro", começou por dizer a parlamentar, nomeando o que a leva a defender essa tese.
"A Direita queria ilegalizar o PCP, a Direita que se juntou ao 25 de Novembro era uma Direita que não estava confortável com o 25 de Abril, como sabemos, e o que queria era que houvesse um extremismo ao contrário, portanto, foi a grande derrotada do 25 de Novembro", atirou.
Para Isabel Moreira é, por isso, "óbvio" que o PS tem um "grande orgulho" no 25 de Novembro, no entanto, "não é simétrica ao 25 de Abril", que "põe fim a uma ditadura cruel, a uma guerra colonial absurda, muitas mortes" e que "unifica".
Recorde-se que as comemorações do 25 de Novembro, que se assinalou ontem pela primeira vez com uma sessão solene no Parlamento, geraram controvérsia desde o início. Nenhum deputado do PCP marcou presença na Assembleia da República e do BE apenas Joana Mortágua participou.
Leia Também: 25 de Novembro? "Sessão no parlamento foi nova e foi importante"