Em comunicado divulgado hoje, refere-se que o parlamentar "irá avançar com uma lista própria ao Conselho Nacional", que será identificada como lista 'F', e tem como mote "juntos fazemos o futuro".
De acordo com o comunicado, "é uma lista que conta com pessoas que já estiveram em diferentes listas, com o objetivo positivo de ultrapassar o passado rumo ao futuro".
"O deputado tem ao seu lado membros do partido que se candidatam pela primeira vez ao Conselho Nacional e candidatos que no passado estiveram em outras listas", lê-se na nota, que, no entanto, não concretiza mais nenhum nome.
"Esta é uma lista que dará oportunidade a muitas pessoas qualificadas que ainda não estiveram em órgãos nacionais, com o objetivo de termos mais membros a contribuir para o crescimento em que todos acreditamos", acrescenta.
A candidatura encabeçada por Bernardo Blanco "quer investir mais tempo a fazer política para fora do que para dentro, com o objetivo de ter o Conselho Nacional a debater mais política e menos burocracia interna".
O vice-presidente da IL quer a "diminuição do Estado e combater a ocupação política do aparelho do Estado, garantindo que a onda cultural que está a crescer pelo mundo é aproveitada pelo partido nacionalmente" e "colocar a mobilidade social e o crescimento económico baseado na desburocratização e na inovação no centro da agenda, em Portugal e na Europa".
Esta lista tem também como objetivo abordar temas como "segurança, justiça e imigração, dando uma resposta moderada a estas legítimas preocupações dos cidadãos que não devem ser deixadas aos extremos".
A próxima Convenção Nacional da Iniciativa Liberal vai realizar-se a 01 e 02 de fevereiro na área metropolitana de Lisboa.
No início do mês, Bernardo Blanco disse na Rádio Observador que não fará parte da próxima Comissão Executiva da IL, que sairá da convenção de fevereiro, justificando com motivos pessoais e profissionais.
Leia Também: Montenegro pede diálogo para Moçambique se "estabilizar politicamente"