O 24.º Congresso Nacional da Juventude Socialista (JS) marca o fim da liderança do deputado Miguel Costa Matos e é a primeira vez em 18 anos em que não se apresenta apenas uma lista única.
Bruno Gonçalves e Sofia Pereira disputam a liderança dos jovens socialistas neste congresso eletivo que, segundo o comunicado da estrutura partidária, conta com 350 delegados eleitos e 300 inerentes.
No último dia, domingo, na sessão de encerramento na qual serão proclamados os resultados eleitorais, destaque para a intervenção do líder do PS, Pedro Nuno Santos (que também ele dirigiu a JS) e para o discurso do secretário-geral que for eleito.
Para sexta-feira apenas está prevista a credenciação dos delegados e a eleição da Mesa do Congresso e da Comissão de Honra, sendo apenas no sábado a sessão de abertura desta reunião magna.
No sábado, Miguel Costa Matos fará a sua despedida como líder e apresenta o seu relatório de secretário-geral, sendo outro dos destaques do dia a intervenção da líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão.
Ao longo da tarde de sábado serão ainda apresentadas e discutidas as Moções Globais de Estratégia, Bruno Gonçalves com 'Liberdade' e Sofia Pereira com 'É a Hora!'.
Às 21h00 é a hora limite para a entrega das listas candidatas aos Órgãos Nacionais da JS e dos Representantes à Comissão Nacional do PS e entre as 22h00 às 02h00 decorre o período de votações.
Leia Também: JS. Bruno Gonçalves critica falta de "transparência", COC refuta