Luís Marques Mendes? "Daria um excecional candidato" a Belém

Pedro Duarte foi questionado também sobre uma possível candidatura à Câmara do Porto nas autárquicas de 2025, tendo dito que está focado nas suas funções enquanto ministro dos Assuntos Parlamentares.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/12/2024 09:34 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Política

Política

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, afirmou que "não tenho a mais pequena dúvida" de que Luís Marques Mendes "daria um excecional candidato" às eleições presidenciais de 2026, acrescentado que "está muito bem preparado".

 

Em entrevista à SIC Notícias, na terça-feira, o ministro dos Assuntos Parlamentares realçou que, embora enquanto ministro não queira ter opinião acerca dos candidatos às eleições presidenciais, enquanto "social-democrata e até cidadão" acredita que Luís Marques Mendes "daria um excecional candidato", uma vez que se encontra "muito bem preparado para o exercício da função". 

"Tem um perfil de equilíbrio, de sensatez, de lucidez política que lhe permitiria, eventualmente, construir pontes na nossa sociedade e eu acho que nós precisamos de um Presidente da República que tenha essa capacidade", frisou Pedro Duarte, acrescentando que "do meu ponto de vista pessoal, não escondo aquilo que é a minha motivação". 

Questionado sobre qual a melhor altura para um candidato anunciar a candidatura, o ministro respondeu que "as candidaturas presidenciais são muito individuais [...] e depende muito da motivação pessoal de cada um dos pretendentes à função, isso deve ser respeitado", dizendo que "por vezes, nós estamos a querer acelerar calendários que não se justificam" quando ainda falta mais de um ano para as eleições. 

Pedro Duarte foi ainda questionado acerca das eleições autárquicas e se seria candidato à Câmara do Porto, garantindo que está "absolutamente focado" na sua função enquanto ministro e que "não tenho tido capacidade para refletir, nem vontade, para ser honesto, em refletir noutro tipo de cenários. Há de chegar o momento em que essa reflexão será feita, mas neste momento não tenho mais nada no meu horizonte que não seja cumprir esta missão que estou a desempenhar". 

Já sobre a situação da queda do Governo na Madeira, o ministro dos Assuntos Parlamentares destacou que "a democracia está a funcionar" e que "não há comentários a fazer". 

Leia Também: Gouveia e Melo promete "nunca mais falar da Marinha" em nova fase de vida

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas