A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, reuniu-se, esta quarta-feira, com trabalhadores da Autoeuropa, em Palmela, distrito de Setúbal.
Em declarações aos jornalistas, a bloquista lembrou que a transição energética estava "quer se queira, quer não" e que faltam palavras do Governo sobre este tema, assim como dos setores a desenvolver.
Mariana Mortágua apontou ainda que as têm havido "milhares de despedimentos desde setembro", não falando apenas do setor automóvel.
Quanto ao setor, Mortágua disse ainda que era preciso dar formação a trabalhadores, dado o impacto do setor de automóveis elétricos que estava a ser desenvolvido lá fora. "Pensar quais são os setores estratégicos e ambientais e ambientalmente sustentáveis que Portugal pode desenvolver. A eletrificação de muitas áreas da indústria - e não só da automóvel - requer também ela trabalhadores qualificados. A ideia de que um governo e u Estado não se têm de preocupar com a direção da economia. Dá num Estado preocupado com negócios, mas não quer saber da economia", atirou.
"Até agora não ouvimos nada do Governo sobre a transição [energética] e sobre despedimentos que estão a acontecer", afirmou ainda durante a sua intervenção.
Leia Também: Cinzento com motor 2.0 TSI. O Volkswagen 4 milhões da Autoeuropa