Legislativas antecipadas? As reações ao "PS preparado" de Pedro Nuno

O socialista deu conta de que os "estados gerais" do PS deverão ser lançados em abril e terão a duração de um ano, até abril de 2026. Isto porque, na sua ótica, o partido "tem de estar preparado" para eleições Legislativas antecipadas.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
24/01/2025 09:09 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Política

Partido Socialista

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, confessou, numa entrevista concedida ao Expresso, que o coletivo "tem de estar preparado" para eleições Legislativas antecipadas, face à conjetura que o país enfrenta. O líder da bancada do Partido Social Democrata (PSD), Hugo Soares, e até mesmo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não deixaram passar as declarações em branco.

 

"Nós não sabemos quando haverá eleições, mas o PS tem de estar preparado. […] Essa circunstância não pode, ao dia de hoje, ser excluída", disse Pedro Nuno.

É que, de acordo com o socialista, os "estados gerais" do PS deverão ser lançados em abril e terão a duração de um ano, até abril de 2026.

Contudo, na ótica de Hugo Soares, o PS tem formado um "governo-sombra" com o Chega para dificultar a ação do Executivo, decidindo “opções de política pública essencial no Parlamento na conjugação mais estranha" que já viu “de interesses partidários".

"Não sabemos quando haverá eleições, mas PS tem de estar preparado"

O líder do PS admite que não se fez tudo bem nos últimos anos quanto à imigração e vai propor uma solução legislativa que permita regularizar imigrantes que estão a trabalhar mas recusa recuperar a manifestação de interesses.

Lusa | 23:49 - 23/01/2025

"A notícia que está em todo o lado é que o PS está a acelerar uma espécie de 'estados gerais' e a dizer pela voz do secretário-geral que está a preparar o partido para eleições legislativas antecipadas a meio do ano de 2026", afirmou.

O social-democrata confessou ainda não ficar surpreendido, mas entristecido com o "aparente foco em eleições antecipadas" do maior partido da oposição. Considerou ainda esta posição a antítese de outra que ficou célebre no PSD, numa aparente alusão à frase "que se lixem as eleições", atribuída ao ex-líder do PSD Pedro Passos Coelho durante o tempo da 'troika'.

"Estou absolutamente convencido que esta legislatura será cumprida até ao último dia, mesmo e apesar do tal pseudo-governo que existe na Assembleia da República", reforçou.

Hugo Soares acusa PS de estar focado em eleições antecipadas

Hugo Soares acusa PS de estar focado em eleições antecipadas

O secretário-geral e líder da bancada do PSD acusou hoje o PS estar focado em legislativas antecipadas e considerou que os socialistas têm formado um "governo sombra" com o Chega no parlamento para dificultar a ação do executivo.

Lusa | 22:41 - 23/01/2025

Marcelo Rebelo de Sousa, por seu turno, escusou-se a tecer grandes comentários, uma vez que, na eventualidade de eleições antecipadas em 2026, já não será o Presidente da República.

"Vamos esperar para ver. É um problema que se vai colocar a partir do verão. Saber se é ou não aprovado o Orçamento do Estado [para 2026]", disse.

OE para 2026?

OE para 2026? "É problema que se vai colocar no verão. Vamos esperar"

Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas sobre o próximo Orçamento do Estado, que poderá ter dificuldades na aprovação, assim como no pedido de aumento de contribuições para a Defesa, após solicitação da NATO. Marcelo alerta que situação pode mesmo levar a divisões dentro dos próprios territórios, abrindo a porta a "uma insatisfação social crescente e radicalização".

Notícias ao Minuto | 19:29 - 23/01/2025

Já o ministro da Economia, Pedro Reis, apontou que "o Governo está focado em governar e reformar".

"É imprevisível o que se vai passar daqui a seis meses na economia mundial, quanto mais daqui a nove meses na arena política portuguesa", complementou.

OE2026 chumbado?

OE2026 chumbado? "Imprevisível o que se vai passar daqui a nove meses"

O responsável pela pasta da Economia, Pedro Reis, descartou a ideia de que Portugal - ou a Europa - ande à 'boleia' dos Estados Unidos, mas apontou que é preciso "emparceirar e acompanhar as melhores práticas". Para o ministro, Washington é um parceiro "essencial" para Portugal.

Notícias ao Minuto | 23:32 - 23/01/2025

Na entrevista publicada esta sexta-feira pelo semanário, Pedro Nuno Santos confessou ainda que o PS não fez "tudo bem nos últimos anos no que diz respeito à imigração" e prometeu que, no final do mês, será apresentada uma proposta para acabar com uma "situação de terra de ninguém ou um vazio na lei", a propósito da eliminação da manifestação de interesse. Recusou, contudo, recuperar esse instrumento tal como existia, uma vez que, a seu ver, é necessário "encontrar válvulas de escape que permitam a regularização de imigrantes que estão a trabalhar".

"Quando há uma procura intensa que coloca pressão sobre os serviços públicos, isso vai facilitar o discurso divisionista, muitas vezes de ódio, que a extrema-direita usa contra os trabalhadores estrangeiros. Precisamos, de uma vez por todas, de falar sobre a imigração de forma descomplexada, exigente, rigorosa, como infelizmente não se tem feito", defendeu.

Leia Também: Hugo Soares acusa PS de estar focado em eleições antecipadas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas