PS/Madeira aprovou lista de candidatos às eleições regionais de 23 de março

A comissão política do PS/Madeira aprovou hoje a lista de candidatos às eleições regionais antecipadas de 23 de março que "garante qualidade, competência e experiência política", disse o líder socialista regional.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
05/02/2025 21:09 ‧ há 2 horas por Lusa

Política

Partido Socialista

"A base é mantida face ao último ato eleitoral, mas temos a introdução de algumas inovações", adiantou Paulo Cafôfo no final da reunião.

 

A número dois é a secretária-geral desata estrutura, Marta Freitas, seguida do presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, que liderou o partido entre 2018 e 2022 e está a cumprir o terceiro o último mandato naquela autarquia do norte da ilha da Madeira.

O líder socialista madeirense destacou o "retorno" da Silvia Silva e de Elisa Seixas que mostraram ser "deputadas muito competentes [na penúltima legislatura] com provas dadas e regressam à lista do PS".

Também salientou a estreia do coordenador dos Estados Gerais, o professor universitário e investigador Gonçalo Leite Velho que entra nos 10 primeiro lugares.

Segundo Cafôfo, o objetivo na elaboração da candidatura é "ter uma lista que possa representar aquilo que o PS vai mostrar aos madeirenses", complementando: "Nós temos pessoas, ideias e um projeto".

O responsável socialista insular defendeu a necessidade da "convergência de votos no PS para garantir estabilidade governativa e pôr fim à instabilidade criada pelo PSD e Miguel Albuquerque".

Para Cafofo, "não vale a pena repetir uma fórmula que só traz instabilidade" e o "PS como o segundo maior partido da região, é um partido de poder que almeja governar a região para resolver os problemas".

Adiantou que o PS/Madeira pretende "ir ao encontro das necessidades na habitação, na saúde e rendimentos "com propostas exequíveis, não entrando em populismos, nem em demagogias".

Paulo Cafôfo declarou acreditar que "o ano 2025 vai marcar a viragem política na Região, com a coragem os madeirenses".

A lista de candidatos -- que foi aprovada por maioria, com 30 votos a favor, quatro brancos e um nulo -- é inteiramente paritária, sendo que, do número 1 ao 24, tem 46% de mulheres e, do 25.º ao 47.º lugares, conta com 51% de elementos do sexo feminino, realçou.

O PS/Madeira repete as candidaturas de Sancha Campanela, Avelino Conceição, Inês Garcês, Victor Freitas, Jacinto Serrão, Rui Caetano, Olga Fernandes e Miguel Brito, Carlos Coelho e Patrícia Agrela em diferentes lugares na lista.

O atual presidente do município de Machico, Ricardo Franco, que cumpre o terceiro e último mandato, foi colocado em décimo lugar e é uma das novidades.

Foram também integrados até o 24.º lugar da candidatura Gonçalo Jardim, Cátia Pestana, Jesus Santana, Filipa Chaves, João Pedro Rodrigues, Dorisa Aguiar e Marta Drumond .

As candidaturas para as eleições regionais antecipadas da Madeira de 23 de março têm de ser apresentadas até segunda-feira no Tribunal da Comarca do Funchal, de acordo com o mapa-calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O recenseamento eleitoral está suspenso desde 28 de janeiro e até ao dia das eleições.

A campanha eleitoral irá decorrer entre 09 e 21 de março.

As eleições de 23 de março ocorrem dez meses após as últimas legislativas regionais, em 26 de maio de 2024.

As eleições de 23 de março na Madeira decorrem do facto de, em 17 de dezembro, o Governo minoritário do PSD saído das eleições de maio ter sido derrubado, com a aprovação de uma moção de censura apresentada pelo Chega, que a justificou com as diferentes investigações judiciais envolvendo o chefe do executivo e quatro secretários regionais, todos constituídos arguidos. Entretanto, o inquérito de um deles -- Eduardo Jesus, secretário de Economia, Turismo e Cultura - foi arquivado pelo Ministério Público.

A aprovação da moção de censura, inédita no arquipélago, implicou a demissão do Governo Regional, constituído em 06 de junho de 2024, que permanecerá em funções até à posse do novo executivo.

Leia Também: PRR? "Esta reprogramação foi uma inevitabilidade", defende ministro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas