Em conferência de imprensa, no parlamento, o deputado social-democrata Flávio Martins afirmou que o seu partido defende criar novos consulados nos locais em que o anterior Governo, por meio do novo Regulamento Consular, extinguiu um conjunto de vice-consulados.
Esses novos consulados a criar por recomendação do PSD ao atual executivo PSD/CDS, segundo Flávio Martins, são em Toulouse (França), Providence (Estados Unidos) e cinco no Brasil: Belém do Pará, Fortaleza, Recife, Curitiba e Porto Alegre.
"Esperamos que essa recomendação possa ser bem recebida pelo Governo e que lhe permita depois dinamizá-la. Para além disso, esperamos também uma melhor dinâmica e expansão dos nossos centros de atendimento consular. Têm funcionado muito bem em alguns países, mas precisam ser estendidos a outros", disse Flávio Martins.
Outro projeto de resolução do PSD recomenda ao Governo que promova "um conjunto de medidas destinadas ao incremento da cidadania das mulheres portuguesas residentes no estrangeiro".
O objetivo é garantir "uma igualdade efetiva entre homens e mulheres no universo das comunidades portuguesas no mundo, o fomento da participação cívica, política e associativa da mulher, a defesa da família enquanto elemento estruturante da vida em sociedade, o combate às situações de violência de género e ainda o desenvolvimento de modalidades de inserção profissional".
"A questão da paridade, por exemplo, precisa ser discutida e levada às nossas comunidades, aos seus movimentos associativos e empresariais. Precisamos ter esta sensibilidade, discutindo temas que podem ser até de âmbito mais privado, mas que têm um interesse público, como, por exemplo, a violência doméstica", defendeu Flávio Martins.
Uma outra recomendação do PSD defende a definição de "um quadro legal enquadrador de incentivos dirigidos às associações de cidadãos portugueses residentes no estrangeiro que integrem uma maioria de jovens".
"Encontramos cada vez mais jovens que nasceram no estrangeiro, têm mesmo dupla nacionalidade e que precisam ser integrados, não somente no movimento associativo. Temos de aproximá-los, fazer com que tenham essa ligação afetiva, social e política com Portugal", acrescentou.
Leia Também: Albuquerque diz que arguidos na lista do PSD não prejudicam a candidatura