"Todos ouviram. 'Aberração, devias estar numa esquina, drogada'"

Deputada socialista confirmou insultos. Reconhecendo que "são vários" os parlamentares do Chega com este tipo de comportamento, não teve receio de citar nomes.

Notícia

© Global Imagens

Carmen Guilherme
14/02/2025 22:07 ‧ há 4 dias por Carmen Guilherme

Política

Ana Sofia Antunes

A deputada socialista Ana Sofia Antunes, confirmou, esta sexta-feira, que ouviu vários insultos que lhe foram dirigidos pela bancada parlamentar do Chega, depois de um momento polémico protagonizado com a parlamentar Diva Ribeiro, no dia de ontem.

 

"Não fui só eu que ouvi, todas as bancadas ouviram", disse a deputada do Partido Socialista (PS), em entrevista à SIC Notícias, referindo ainda que estes "apartes" são "uma coisa que é permanente no Parlamento" por parte do partido liderado por André Ventura. 

Interrogada sobre que insultos ouviu, confirmou: "'Aberração, devias estar numa esquina, isto não é uma esquina, drogada' e outras expressões que, de momento, não me recordo".

"Não foi a primeira vez, toda a gente sabe que não foi a primeira vez", relatou a também antiga secretária de Estado da Inclusão. 

"Durante muito tempo toda a gente achou que ignorar, não dar importância, era a melhor forma de reduzir este tipo de comportamentos por parte destas pessoas à sua verdadeira dimensão. Não funcionou e nunca vai funcionar, porque eu acho que esse comportamento apenas está a conseguir dar força à indignidade, à calunia, à ofensa, ao mau trato. Ontem, infelizmente, foi comigo, tocámos no fundo, chegámos a um limiar que eu acho que, na verdade, todos pensámos que nunca iríamos chegar", confessou. 

A socialista sublinhou que, na altura, conseguiu apenas "rir-se" e apontou que o que foi dito pela deputada do Chega Diva Ribeiro "é falso". "Ontem, foi a primeira intervenção que fiz em plenário em 11 meses em matéria de deficiência", adiantou. 

Filipe Melo, Pedro Frazão, que são efetivamente as pessoas que mais frequentemente estão envolvidas nestas questões e nestas polémicas. Mas não são os únicos: Rita MatiasInterrogada sobre se há pessoas que têm regularmente este tipo de comportamento, a parlamentar foi clara: "Claro que há. Claro que há. Há aqueles que são os permanentes daquela bancada e que são os especialistas, os mestres, da ofensa e do insulto". 

Reconhecendo que "são vários" os parlamentares nesta situação, não teve receio de citar nomes. "Filipe Melo, Pedro Frazão, que são efetivamente as pessoas que mais frequentemente estão envolvidas nestas questões e nestas polémicas. Mas não são os únicos: Rita Matias", nomeou. 

"No momento em que vivi isto, aquilo que faço é rir, é dar uma gargalhada. É tão absurdo que só se pode reagir assim. Mas, de facto, eu não posso. Aquilo que é feito ali, naquele momento, não é contra mim, é contra um conjunto de pessoas", disse a deputada do PS, falando num "desrespeito por todas as pessoas que têm algum tipo de deficiência" em Portugal. 

Ana Sofia Antunes defendeu que o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, "deveria, em determinados momentos, fazer mais". "Este silêncio e o permitir tudo é que está a fazer com que, efetivamente, as coisas estejam a atingir um limiar inaceitável", criticou. 

"Aberração" e "drogada". Os insultos que Chega terá dito a deputada cega

Continuam a surgir detalhes da polémica protagonizada pelo Chega na sessão plenária desta quinta-feira.

Notícias ao Minuto | 22:14 - 13/02/2025

Sobre o dia de hoje, fez questão de destacar "dois momentos bastante infelizes".

Primeiro, disse, a reação de André Ventura, presidente do Chega. "Aquilo que André Ventura veio fazer hoje, uma vez mais, foi vitimizar-se, foi vitimizar os deputados do seu partido", considerou. Sobre o facto de Ventura ter recusado pedir desculpas, notou: "Isto não é uma resposta de uma pessoa digna e de alguém que se considere, efetivamente, um líder partidário à altura".

O outro momento, descreveu, foi protagonizado pelo deputado do Chega Pedro Pinto, no final do debate de hoje. Ana Sofia Antunes disse que o deputado veio dizer que "houve excessos nos apartes" por parte da bancada do Chega no debate de ontem, mas "esqueceu-se de dizer" que também "houve excessos nas intervenções de microfone ligado".

Recorde-se que, ontem, a deputada do Chega Diva Ribeiro acusou a socialista Ana Sofia Antunes, que é cega, de só conseguir "intervir em assuntos que, infelizmente, envolvem deficiência", tendo depois sido relatados insultos dirigidos à bancada do PS. 

Partidos urgem PAR a condenar Chega. Ventura diz ser o mais

Partidos urgem PAR a condenar Chega. Ventura diz ser o mais "insultado"

Esta manhã, todas as bancadas marcaram conferências de imprensa para condenarem a conduta do Grupo Parlamentar do Chega, depois de a bancada ter tecido inúmeros insultos a vários deputados, tendo mesmo declarado injúrias como "aberração", "drogada" ou "pareces uma morta" contra a socialista Ana Sofia Antunes.

Notícias ao Minuto com Lusa | 14:52 - 14/02/2025

O PS condenou e anunciou hoje que vai propor alterações ao código de conduta dos deputados para incluir novas sanções. Além disso, pretende que o presidente da Assembleia da República peça desculpa a Ana Sofia Antunes, em nome do Parlamento.

Já o presidente do Chega disse que vai ponderar se aceita uma revisão do código de conduta dos deputados para introduzir novas sanções, admitiu fazer autocrítica sobre comportamentos, mas considerou-se o mais ofendido por insultos na Assembleia da República. 

[Notícia atualizada às 22h44]

Leia Também: Após polémica, petição pede "demissão imediata" de deputada do Chega

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas