Representante da República para a Madeira recebe partidos na sexta-feira

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, vai ouvir, na sexta-feira, os seis partidos que garantiram assento na Assembleia Legislativa nas eleições regionais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira o seu gabinete.

Notícia

© Lusa

Lusa
24/03/2025 12:26 ‧ há 4 dias por Lusa

Política

Eleições na Madeira

"Na sequência da realização da Eleição para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, o representante da República para a Região Autónoma da Madeira, juiz conselheiro Ireneu Cabral Barreto, em conformidade com os artigos 231.º, nº 3 da Constituição da República Portuguesa, e 57.º, nº1 do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira, vai proceder à audição dos partidos políticos na próxima sexta-feira, dia 28 de março, no Palácio de São Lourenço", lê-se na nota divulgada.

 

Após ouvir os partidos, o juiz conselheiro é expectável que chame o líder do partido mais votado, o PSD, Miguel Albuquerque, para indigitar a formar o próximo Governo Regional.

Segundo informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do MAI, os sociais-democratas obtiveram 43,43% dos votos (62.085 votos) e 23 lugares na Assembleia Legislativa Regional, constituída por um total de 47 deputados.

PSD 'à beira' da maioria absoluta, JPP passou PS. Como ficou a Madeira?

PSD 'à beira' da maioria absoluta, JPP passou PS. Como ficou a Madeira?

O partido de Miguel Albuquerque saiu reforçado das eleições regionais antecipadas. Marcelo interpretou a vitória como uma "maioria absoluta" e acredita que a escolha dos madeirenses garante "estabilidade". No continente, Montenegro mostrou-se satisfeito com a "extraordinária vitória", enquanto Pedro Nuno quis afastar-se da "derrota do PS Madeira". Fique a par dos resultados eleitorais e de todas as reações.

Cátia Carmo com Lusa | 08:51 - 24/03/2025

O JPP alcançou 21,05% dos votos (30.094 votos) e 11 mandatos no parlamento regional, enquanto o PS teve 15,64% (22.355) e oito lugares na Assembleia Legislativa Regional, seguindo-se o Chega, que elegeu três deputados, a IL e o CDS-PP, que obtiveram um cada.

Ao círculo eleitoral único do arquipélago, com 47 assentos parlamentares, concorreram 14 listas: CDU (PCP/PEV), PSD, Livre, JPP, Nova Direita, PAN, Força Madeira (PTP/MPT/RIR), PS, IL, PPM, BE, Chega, ADN e CDS-PP.

A Assembleia Legislativa da Madeira passar a ser composta por 23 deputados do PSD (ficou a um da maioria absoluta) 11 do JPP, oito do PS, três do Chega, um do CDS-PP e outro da IL.

[Notícia atualizada às 12h35]

Leia Também: PPM admite que resultado na Madeira ficou "aquém" do esperado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas