O deputado António Filipe recorreu, esta quarta-feira, às redes sociais para falar acerca da entrevista ao secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, que já motivou mais de mil queixas.
"É importante que todos os democratas percebam que o ataque ao PCP em forma de 'entrevista' na RTP faz parte de uma ofensiva global contra a democracia que está em curso", escreveu na rede social X (antigo Twitter).
Recorrendo a uma obra de Martin Niemöller, que remonta ao fascismo que se sentiu na Europa durante a Alemanha nazi, António Filipe rematou: "Primeiro atacam os comunistas..."
É importante que todos os democratas percebam que o ataque ao PCP em forma de "entrevista" na RTP faz parte de uma ofensiva global contra a democracia que está em curso. Primeiro atacam os comunistas...
— Antonio Filipe (@AntonioFilipe) March 26, 2025
Note-se que Paulo Raimundo foi entrevistado na segunda-feira, no âmbito das Legislativas, mas durante o decorrer da mesma o tema da guerra na Ucrânia foi abordado durante cerca de dez minutos. Após o momento, que a PCP considerou uma provocação", o partido anunciou que ia agir legalmente.
"Perante a provocação que aconteceu na RTP, o PCP acionará todos os meios legais. O fascismo e a guerra sabem que têm na firmeza do PCP o seu inimigo", lê-se numa publicação feita na segunda-feira.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que as eleições legislativas antecipadas vão realizar-se em 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo AD, que viu a sua moção de confiança chumbada no parlamento.
Leia Também: "Provocação" e "vergonha". As reações à entrevista polémica de Raimundo