O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, garantiu que vai participar "em todos os debates televisivos" com os restantes "líderes partidários ou de coligação" depois de o líder do PSD, Luís Montenegro, ter recusado debater com o Bloco de Esquerda, Livre e PAN, indicando o presidente do CDS, Nuno Melo, para ir substituí-lo.
Para Pedro Nuno, a recusa de Montenegro "é inaceitável" e revela "medo".
"Um padrão preocupante num candidato a primeiro-ministro. Diz que 'tem mais que fazer do que responder aos deputados', evita os jornalistas e agora divide os partidos entre partidos de primeira e de segunda. Os debates são essenciais para a democracia e para a relação de confiança entre eleitos e cidadãos. Não podemos enfraquecer o pluralismo democrático", defendeu Pedro Nuno no X (ex-Twitter).
Participarei em todos os debates televisivos com os restantes líderes partidários ou de coligação. É assim que deve ser.
— Pedro Nuno Santos (@PNSpedronuno) March 26, 2025
A recusa de Luís Montenegro em debater com o BE, o Livre e o PAN é inaceitável. Fugir ao debate revela medo e um padrão preocupante num candidato a… pic.twitter.com/IrzbLRN5Pv
Segundo notícias veiculadas em diferentes órgãos de comunicação, Luís Montenegro só aceita debater com os líderes de PS, Chega, Iniciativa Liberal e PCP, indicando o líder do CDS, Nuno Melo, parceiro de coligação, para debater com BE, Livre e PAN.
A RTP, SIC e TVI reuniram-se, na terça-feira, com todos os partidos com assento parlamentar para apresentar a proposta de repetir modelo de debates de 2024.
As três televisões apresentaram uma proposta aos partidos que passa por repetir o modelo de debates com o mesmo formato das legislativas de 2024, mas o modelo não ficou fechado.
Leia Também: Pedro Nuno propõe parte dos lucros da CGD para autarquias fazerem casas