Mortágua desafia Montenegro: "Estarei à espera deste debate"

Em causa estão as notícias que dão conta de que Luís Montenegro não estará presente nos debates televisivos com o Bloco de Esquerda, PAN e Livre.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
26/03/2025 16:56 ‧ há 3 dias por Notícias ao Minuto

Política

Legislativas

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, afirmou ser "inédito" e um "desrespeito pelo debate democrático", o facto de o primeiro-ministro, Luís Montenegro escolher "a dedo quais os adversários com quem quer debater".

 

"A não ser que Luís Montenegro queira ser o primeiro candidato a primeiro-ministro, o primeiro concorrente a eleições na história da democracia que não debate com todos os adversários e que escolhe a dedo quais são os adversários quais os adversários com quer debater conforme as suas conveniências, é inédito, é um desrespeito pelo debate democrático", sublinhou Mariana Mortágua, em declarações aos jornalistas na sede do Bloco de Esquerda, na tarde desta quarta-feira.

E acrescentou: "Eu desafio Luís Montenegro a fazer este debate e ficarei à espera que aceda a este desafio e, até ao final desta campanha, estarei à espera para este debate". 

"Luís Montenegro não está só a fugir a adversários políticos, Luís Montenegro está a escolher os adversários políticos com quem aceita debater e com quem não aceitar debater. E, portanto, diz que debate com o Partido Socialista, com o Chega, com a Iniciativa Liberal e com o PCP, mas não debate comigo, não debate com o Bloco de Esquerda. Não há qualquer critério que justifique esta decisão, a não ser o medo de Luís Montenegro de um debate que lhe possa ser difícil", salientou a líder do Bloco de Esquerda.

No entanto, Mariana Mortágua ressalvou que o "medo não é razão para uma pessoa que concorre a eleições, o representante de um partido que diz que quer ser primeiro-ministro, o medo não é uma razão para faltar a debates".

"Nunca aconteceu na história da democracia, nunca aconteceu. José Sócrates fez todos os debates com todos os partidos. Passos Coelho fez todos os debates com todos os partidos. António Costa fez todos os debates com todos os partidos. Porque é que Luís Montenegro entende que tem o direito de escolher a dedo quais são os partidos com quem entende que pode fazer um debate ou que não pode fazer um debate?", destacou Mortágua, acrescentando que "em democracia não se escolhem adversários".

E reiterou: "Se Luís Montenegro se quer candidatar às eleições, deve debater com todos os partidos em igualdade de circunstâncias e eu estou à espera que venha debater com o Bloco de Esquerda".

Já sobre se aceita debater com o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, a líder do Bloco de Esquerda garantiu que não foge "a nenhum debate", mas quer "debater com Luís Montenegro".

Mariana Mortágua frisou ainda que Luís Montenegro "está a abrir um precedente em que qualquer candidato apresenta-se a eleições dizendo 'eu vou debater com aquele' e enviam outra pessoa para debater com alguém que não dá jeito debater". 

"O que vou fazer é esperar que Luís Montenegro venha a debate e que seja marcado um debate entre mim própria e Luís Montenegro", sublinhou.

Note-se que, segundo notícias veiculadas em diferentes órgãos de comunicação, Luís Montenegro só aceita debater com os líderes de PS, Chega, Iniciativa Liberal e PCP, indicando o líder do CDS, Nuno Melo, parceiro de coligação, para debater com BE, Livre e PAN.

[Notícia atualizada às 17h19]

Leia Também: Luís Montenegro garante: "Não fujo a nenhum debate"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas