O líder do PS, Pedro Nuno Santos, está a promover, desde quarta-feira e até à próxima semana, cinco dias de sessões setoriais que têm como objetivo produzir o Manifesto Legislativas 2025, com o qual o partido se vai apresentar às eleições legislativas de 18 de maio.
A tarde de sexta-feira - o único dia apenas com um painel - é inteiramente dedicada às "Relações Internacionais, Europa, Defesa e Segurança Externa" e tem como orador António Vitorino, nome que tem sido apontado como um possível candidato presidencial nas eleições do próximo ano.
Fonte oficial do PS adiantou à Lusa que Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático e antigo ministro da Defesa Nacional e da Administração Interna, junta-se a este debate, assim como Francisco Seixas da Costa, antigo embaixador e ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus.
Maria João Rodrigues, presidente da Fundação para Estudos Progressivos Europeus, José Neves, presidente do Cluster Português para as Indústrias de Aeronáutica, do Espaço e da Defesa, Margarida Marques, que já foi secretária de Estado dos Assuntos Europeus, deputada e eurodeputada, são outros dos nomes que vão dar os seus contributos sobre esta área.
Participam também nesta sessão o vice-presidente do parlamento e ex-secretário de Estado, Marcos Perestrello, e o deputado e vice-presidente do grupo parlamentar do PS para os Negócios Estrangeiros, João Paulo Rebelo.
A antiga secretária de Estado da Defesa Nacional Ana Santos Pinto, a ex-Presidente idD Portugal Defense Catarina Nunes, a investigadora Cátia Moreira Carvalho e doutorado em relações internacionais Filipe Romão Vasconcelos participam também nesta sessão.
Leia Também: Economia "mais sofisticada" é o "maior desafio político em Portugal"