A ordem dos partidos nos boletins de voto das eleições legislativas de 18 de maio já foi divulgada, na sequência do sorteio das candidaturas apresentadas nos tribunais competentes para cada um dos 22 círculos eleitorais, na terça-feira.
Em Lisboa, o primeiro partido na lista é o Ergue-te, seguindo-se o Livre e o Juntos Pelo Povo (JPP). O Partido Socialista (PS) aparece em oitavo lugar, enquanto a AD - Coligação PSD/CDS ficou quase no final, na 16.ª posição.
No Porto, por seu turno, é a AD que surge em primeiro, seguida pelo Partido Liberal Social (PLS) e pelo Nós, Cidadãos!
Confira aqui a lista completa.
Recorde-se que 20 forças políticas concorrem às eleições legislativas, sendo Lisboa, Porto, Setúbal, Europa e Fora da Europa os círculos eleitorais com mais candidaturas. Bragança, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Açores terão os boletins mais pequenos.
De acordo com o resultado divulgado hoje pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), os círculos de Lisboa, Porto, Setúbal, Europa e Fora da Europa terão os boletins maiores, com 18 candidatos, seguindo-se Aveiro, Braga e Madeira com 16.
Por sua vez, os círculos de Beja, Coimbra e Faro têm 15, enquanto Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria e Portalegre contarão com 14 opções no boletim de voto.
Os círculos a que concorrem menos partidos e coligações são Bragança, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Açores, cada um com 13.
Quase todos os partidos com assento parlamentar concorrem a todos os 22 círculos eleitorais, à exceção do PAN, que não constará no boletim de voto de Viseu.
Dos partidos sem representação parlamentar, concorrem a todos os círculos o Ergue-te, o PPM, o ADN e o RIR. O Volt Portugal concorre a 20 círculos, o Nova Direita a 13, o JPP e o PCTP/MRPP a 10, e o Nós, Cidadãos! a oito. Já o estreante Partido Liberal Social (inscrito no Tribunal Constitucional há menos de um mês, a 11 de março) apresenta candidatos a deputados em cinco círculos.
O PTP apresentou apenas uma lista de candidatos a deputados, no círculo da Madeira, enquanto o MPT concorre na Madeira e nos Açores, depois de ter manifestado apoio à coligação PSD/CDS.
[Notícia atualizada às 20h50]
Leia Também: "Quem ainda acredita na NATO?" Defesa marca duelo de Raimundo e Tavares