"Diziam [PSD/CDS] que bastava não estragar. Só se for a propaganda"

O deputado reage à estimativa feita pela UTAO que coloca o défice português em 3,3% em 2015.

Notícia

© Tiago Barbosa Ribeiro

Zahra Jivá
07/03/2016 19:00 ‧ 07/03/2016 por Zahra Jivá

Política

Tiago Ribeiro

Tiago Barbosa Ribeiro utilizou a sua página pessoal do Facebook para tecer duras críticas à Direita. "PSD e CDS vestem a camisola da credibilidade orçamental. A imprensa ajuda à narrativa da Direita, insistindo numa dicotomia com a Esquerda irresponsável, despesista e tudo o mais", lê-se.

O deputado socialista justifica as suas alegações com as previsões que acabaram por não se comprovar quanto ao défice feitas na altura em que Pedro Passos Coelho estava à frente do governo.

"Todos os dados que desmentem essa visão uma e outra vez são criteriosamente ignorados. Já nem vale a pena recuar a outros governos. Ao longo da última legislatura, PSD/CDS falharam em 2011, falharam em 2012, falharam em 2013, falharam em 2014 e a UTAO diz agora que falharam em 2015", afirma.

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estimou esta segunda-feira que o défice público tenha ficado em 3,3% do PIB, sem contar com a intervenção pública do Estado no Banif. Incluindo este impacto, o valor do défice terá sido de 4,4%.

Em reação, o socialista refere ainda que mesmo "sem o BANIF (0,6%), o tal banco que 'dava lucro', o défice ficou em 3,3%. Mais: ficou nesse valor (a confirmar em definitivo) mesmo com a cosmética de receitas e com as medidas extraordinárias de contenção que o PS tomou em dezembro. E diziam eles que bastava não estragar. Só se for a propaganda!".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas