Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, condenou a divulgação de notícias sobre o Orçamento do Estado para 2017 antes da sua entrega, programada para 14 de outubro.
“A informação sobre o OE2017 deveria estar blindada e somente ser dada a conhecer aos portugueses na Assembleia da República”, escreveu numa nota de opinião enviada ao Notícias ao Minuto.
Para Joaquim Jorge, revelar as medidas a incluir no Orçamento “a conta-gotas” dá uma “ideia de bagunça e de falta de controlo do que se está a preparar”.
“Esta forma avulsa de se conhecer o OE017 mostra alguma falta de respeito pelos portugueses”, defendeu, questionando se o objetivo não será “medir a temperatura da opinião pública” ou “testar a reação dos parceiros da coligação”.
Devido ao mediatismo que envolve estas notícias, “a ideia de rigor e transparência informativa passa a confundir-se com a paranoia do Big Brother do OE2017”, condena.
Um outro problema apontado por Joaquim Jorge é o facto de surgirem informações “díspares e contraditórias” que potenciam “dúvidas, ansiedade e confusão nos portugueses”.
Saliente-se que a proposta do Governo do OE2017 vai ser discutida na generalidade a 3 e 4 de novembro, estando a votação final global do documento agendada para 29 de novembro, depois do debate na especialidade.