Duarte Cordeiro eleito presidente da Federação de Lisboa do PS

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, foi hoje eleito presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, com perto de 100% da votação, segundo fonte partidária.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
10/03/2018 10:37 ‧ 10/03/2018 por Lusa

Política

Socialistas

"Apuradas 71,3% das secções, num total de 80, regista-se uma taxa de participação de 43,6% (2.536 militantes) e o candidato único obteve 98,5% de votos, com 1,3% votos em branco e 0,2% nulos", disse à Lusa aquela fonte sobre as eleições "diretas" que decorrem entre sexta-feira e hoje em 19 estruturas por todo o país.

O economista de 39 anos vai assim suceder no cargo ao atual secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, que liderou a FAUL desde 2010 e tinha atingido o limite de mandatos à frente da segunda maior federação socialista a seguir à do Porto.

Cordeiro, até há pouco presidente da concelhia lisboeta do PS, foi secretário-geral da JS entre 2008 e 2010 e diretor da campanha das últimas eleições legislativas, assim como da candidatura presidencial de Manuel Alegre, em 2011.

O dirigente socialista tinha sido eleito vereador lisboeta em 2013, ainda com o atual primeiro-ministro, António Costa, como líder da autarquia. Duarte Cordeiro tornou-se então "vice" do atual presidente da autarquia da capital, Fernando Medina, após Costa ter saído dos Paços do Concelho.

Estas serão as últimas eleições federativas "diretas" antes das próximas legislativas, previstas para setembro/outubro de 2019 - um dado interno considerado relevante, já que estas estruturas políticas escolhem dois terços dos candidatos a deputados nos respetivos círculos eleitorais.

No processo de escolha de candidatos a deputados no PS, o restante terço é da responsabilidade do secretário-geral do partido.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas