"Coragem não falta ao primeiro-ministro"
O antigo líder social-democrata, Marcelo Rebelo de Sousa, que falava ontem à noite no 'Jornal das 8' da TVI, analisou o discurso do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na Festa do Pontal, assinalando que "coragem não falta" ao chefe do Executivo. Resta, no entanto, saber, salvaguardou Marcelo, se se trata de "uma coragem sensata e eficaz".
© DR
Política Marcelo
"Coragem não falta a Passos Coelho, o problema é saber se é uma coragem sensata e eficaz, ou não". As palavras pertencem ao comentador Marcelo Rebelo de Sousa, que avaliava este domingo à noite, na antena da TVI, o discurso do primeiro-ministro sobre o Tribunal Constitucional, que marcou a rentrée política do PSD.
E prosseguiu o ex-presidente daquele partido,"coragem é importante, mas porque é que ele ao colocar a questão a coloca como um risco? Há um risco Constitucional? Não faz sentido", criticou Marcelo, reportando-se à pressão que o líder do Governo terá exercido sobre o Palácio Ratton face ao diploma da requalificação da Função Pública, enviada para fiscalização preventiva pelo Presidente da República, Cavaco Silva
"O 'homem' falou 40 minutos. Passos devia escolher quatro ou cinco ideias fundamentais e metê-las em 20 ou 25 minutos. Ele tem a deformação do analista ou do professor que não foi, que gosta de explicar tudo em pormenor", salientou o ex-líder ‘laranja’.
Posto isto, frisou o comentador, "como consequência o Tribunal Constitucional acabou por ser o único ponto que ficou do discurso, embora fosse um dos pontos e aí eu não teria tratado o assunto como ele o tratou".
Em suma, constatou o também conselheiro de Estado, o discurso de Passos "falhou em três pontos: o tom, a extensão, e o Tribunal Constitucional, que foi o único ponto que ficou".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com