A Bloomberg News avançou com a notícia que a União Europeia (UE) aplicará à Google uma multa recorde no valor de 4.3 mil milhões de euros por alegadamente ter violado regras de concorrência. Pouco tempo depois, a publicação norte-americana confirmou a notícia e partilhou o comunicado feito pela Comissária da Concorrência da UE, Margrethe Vestager.
A principal crítica é feita à forma como a Google equipa o sistema operativo Android com as suas apps, nomeadamente a do seu motor de busca e do navegador Chrome. A União Europeia também acusa a Google de impedir que fabricantes criem smartphones com versões alternativas do sistema operativo.
"A Google usou o Android como veículo para cimentar a dominância do seu motor de busca. Estas práticas negaram aos rivais a oportunidade de inovar e competir nos seus méritos", comunicou Vestager.
De recordar que esta multa segue-se a uma já aplicada à Google pela União Europeia no ano passado no valor de 2.4 mil milhões de euros. Na altura um valor recorde, a multa foi aplicada devido a uma investigação à capacidade comercial do motor de busca.
[Notícia atualizada às 12:20]