Stadia. A visão da Google para os videojogos não precisa de consola
Imagine poder jogar em qualquer dispositivo, com qualquer comando, a qualquer altura.
© Reuters
Tech Streaming
A Google aproveitou a edição deste ano da Game Developers Conference para se posicionar como a nova grande ‘player’ da indústria dos videojogos ao apresentar a Stadia, uma proposta que não precisa de uma consola. Na verdade, a Stadia pode ser acedida através de um smartphone, tablet, computador ou televisão e é possível jogar com praticamente qualquer comando.
Vista como a ‘Netflix dos videojogos’, a Stadia foi apresentada pela Google como uma proposta mais vantajosa uma vez que permite “acesso instantâneo” a uma série de jogos sem necessidade de os descarregar. A solução está nos jogadores acederem diretamente aos servidores da Google, jogando a partir de lá em streaming. Em palco, os responsáveis pela Stadia demonstraram com ‘Assassin’s Creed Odyssey’ como é possível jogar de forma fluída em vários dispositivos diferentes.
Se a capacidade de jogar num smartphone a um jogo das dimensões da última grande oferta da Ubisoft então saiba que a Google não se pretende ficar por aqui. A tecnológica de Mountain View anunciou ter entrado numa parceria com a AMD para criar uma GPU personalizada para os ‘data centers’ da Stadia.
Diz a Google que esta GPU da Stadia terá 10.7 teraflops de potência, sendo assim mais poderosa que a PlayStation 4 Pro e a Xbox One X combinadas que exibem atualmente 4.2 teraflops e 6 teraflops (respetivamente). Isto permitirá que os jogos possam desfrutar de resolução 4K, HDR e 60 frames por segundo, sendo que, nota o the Verge, que os jogadores terão de ter aproximadamente uma Internet com velocidade de descarregamento de 25Mbps.
© The Verge
A Stadia não foi desenvolvida apenas para jogadores mas também para os espetadores que gostam, através do YouTube, de assistir a outras pessoas a jogarem. Por isso, a Google permitirá aos jogadores captar e partilhar transmissões e vídeos diretamente para o YouTube, com os espetadores a poderem até juntarem-se para jogar com os seus jogadores preferidos.
Nada disto seria possível sem jogos, motivo porque a Google criou o seu próprio estúdio que se encarregará de criar exclusivos para a Stadia. De nome Stadia Games and Entertainment, o estúdio será encabeçado por Jade Raymond, uma conhecida veterana da indústria que, além de ter passado pela Sony, Electronic Arts e Ubisoft, é também tida como uma das criadoras da série ‘Assassin’s Creed’.
De momento não se sabe se a Stadia tomará a forma de uma plataforma por subscrição ou, por outro lado, se os jogadores terão de adquirir cada um dos jogos individualmente como acontece hoje em dia com a Steam. A Google também não se comprometeu com uma data de lançamento, apontando no entanto que a Stadia seria lançada em 2019 nos EUA, Canadá e Europa.
Leia mais: Devil May Cry 5: O caminho foi longo mas a espera valeu a pena
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com