O criador de ‘God of War’, David Jaffe, fez uma publicação seu Twitter onde apontava que o protagonista da série, Kratos, era bissexual. O apontamento foi feito em reação a uma imagem criada por um fã onde se podia ver Kratos a celebrar o mês do Orgulho LGBT, tendo provocado a ira dos seus seguidores mais homofóbicos.
“Ah e mais uma coisa: não quero dar uma de J.K. Rowling mas quando estava a trabalhar nas origens de Kratos nos primeiros jogos sabia que era um bissexual vibrante até que assentou com a sua mulher. Portanto o Kratos é oficialmente bissexual. Ah, e a Oráculo no primeiro ‘God of War’, totalmente lésbica!”, pode ler-se na publicação de Jaffe.
Como conta o Eurogamer, a reação foi praticamente imediata e levou os fãs do produtor de videojogos a deixarem críticas em relação à decisão, acusando Jaffe de querer encaixar ‘pontos de virtude’ por revelar a sexualidade de Kratos durante este mês de junho.
Porém, Jaffe revelou pouco depois que o apontamento sobre o assunto era uma forma de “ irritar os que estão a espalhar ódio sobre a imagem #PRIDE de Kratos”. “Honestamente, nunca presumi que Kratos era outra coisa que não heterossexual, mas raios me partam: se ele sempre tivesse sido bi e apenas fosse descoberto agora? Fixe!", publicou Jaffe no seu perfil.
Mesmo adiantando que Kratos foi criado como sendo heterossexual, Jaffe deixou bem claro que faria algumas mudanças neste sentido em futuros jogos. “Podem ter a certeza que os meus futuros jogos TERÃO representação LGBT se fizer sentido. Não é um sinal de virtude: são os jogos a refletirem o mundo em que são feitos e as pessoas que os jogam”, apontou o produtor.
Leia mais: LGBTI+. Google celebra 50 anos de Orgulho
Happy #PrideMonth to all the LGBTQ friends :) #GodofWar #WeAreAllHuman pic.twitter.com/EAMFcrh4zp
— OBlackThunderO (@BT_BlackThunder) June 3, 2019
Oh, and one more thing: not to get all JK Rowling but when I was working on the origins of Kratos for the first games I knew he was a raging bi-sexual until he settled down with his wife. So Kratos is officially bi. Oh and the Oracle from GOW1? Lesbian, straight up! Boom! https://t.co/jXUZ0NXIfo
— David Jaffe (@davidscottjaffe) June 4, 2019
You think I give a fuck about virtue signaling? Kratos is no bi or gay, btw, BUT you can bet my future games WILL have LGBT representation if it makes sense. That's not virtue signalling; that's games reflecting the world they are made in and the Players who play them.
— David Jaffe (@davidscottjaffe) June 5, 2019