As preocupações do Facebook com informações falsas estão a alargar-se ao Instagram.
Conta a Reuters que o Instagram vai contar com uma nova opção que permitirá aos utilizadores reportarem publicações que considerem falsas.
Embora não seja proibido publicar informação falsa em redes sociais como o Facebook e o Instagram, a questão tornou-se mais premente dado o impacto que informações falsas poderá já ter tido em votações democráticas.
Mais orientada para as imagens, o Instagram não está imune a informações falsas e o plano passa por continuar a tentar educar utilizadores para os riscos de conteúdos potencialmente falsos.
As publicações que foram reportadas como falsas não desaparecem automaticamente mas irão ser retiradas de lugares na rede social onde as pessoas procuram por novos conteúdos - como por exemplo quando pesquisam por uma hashtag em concreto.
Explica a mesma Reuters que este projeto no Instagram está ainda numa fase embrionária. Enquanto que o Facebook conta atualmente com 54 parcerias de 'fact-checking' (confirmação de factos) a trabalhar em 42 línguas, a opção para reportar conteúdos falsos deverá ser explorada apenas nos EUA numa fase inicial.