O poder reunido por gigantes tecnológicas como o Facebook, a Amazon, a Google ou a Apple nos últimos anos tem levado muitos críticos a defender o desmantelamento destas empresas, retirando-lhes efetivamente poder. Porém, o fundador da Microsoft, Bill Gates, não acredita que esta seja uma solução.
“Separar a empresa em duas e teres duas pessoas a fazer coisas más não me parece uma solução”, aponta Gates em entrevista com a Bloomberg, onde o filantropo apontou ainda que as empresas criticadas estão a “comportar-se de forma totalmente legal”. “Não é [uma opinião] imparcial mas vejo estas empresas como bem intencionadas e altamente inovadoras. Cabe à sociedade garantir que as suas inovações não tem efeitos negativos”.
Outra solução apontada por críticos baseia-se na regulação, uma perspetiva que tem conquistado cada vez mais adeptos depois de casos como o escândalo da Cambridge Analytica e numa altura que cada vez mais internautas estão preocupados com a forma como os seus dados pessoais estão a ser utilizados.