O novo topo de gama da Huawei, o Mate 30, pode não contar com os serviços da Google mas isso não significa que a empresa chinesa tenha diminuído a expetativa de vendas para o dispositivo. De acordo com o CEO da Huawei, Richard Yu, a expetativa é que o Mate 30 venda mais que 20 milhões de unidades.
“Penso que este bloqueio [dos EUA] influenciará as nossas nossas vendas fora da China. Mas as vendas na China aumentarão muito porque este é o topo de gama 5G mais competitivo no mundo”, apontou Yu em conversa com o site Android Authority. “Desde maio que as nossas vendas caíram mas agora estão a recuperar muito, muito rapidamente, por isso os consumidores adoram os nossos produtos. Acredito que venderemos mais de 20 milhões [de unidades] com a série Mate 30.”
A série Mate 30 foi anunciada na semana passada num evento especial em Munique, Alemanha, onde foi também confirmado que estes topos de gama não terão serviços Google. Significa isto que, apesar de o Android continuar como sistema operativo, a loja virtual de aplicações da Google não estará presente assim como outras apps da tecnológica norte-americana, entre elas o Gmail ou o Maps.
Para contornar a questão, a Huawei integrará os seus próprios serviços mobile e loja de aplicações – a App Gallery – que tem sido usada nos últimos anos pelos utilizadores chineses, sem acesso à Google.