O governo dos EUA adicionou 28 novas empresas chinesas à sua ‘lista negra’, sendo que oito delas são especializadas em tecnologia de vídeo vigilância. As empresas em questão ficam então efetivamente proibidas de trabalhar e comprar componentes/serviços a empresas norte-americanas.
No documento partilhado pelo Departamento do Comércio dos EUA é referido que as empresas em questão foram colocadas na lista negra pelo papel “na implementação da campanha de repressão, detenções arbitrárias em massa e vigilândia de alta tecnologia de China”. Entre as empresas encontramos a Hangzhou Hikvision Digital Technology Co., a Zhejiang Dahua Technology Co., a SenseTime Group Ltd., a Megvii Technology Ltd., a Yitu Technologies, a iFlytek, a Xiamen Meiya Pico Information e a Yixin Science and Technology Company.
Este é o mesmo tratamento aplicado pelos EUA à gigante tecnológica chinesa Huawei, com o futuro da empresa dependente das negociações entre o governo norte-americano e a China no âmbito da atual guerra comercial.