Será no final de 2020 que chegará às lojas a PlayStation 5, iniciando uma nova geração de consolas para os fãs da Sony. Porém, parece que a tecnológica japonesa tem planos para lançar uma nova versão mais adiante.
A estratégia será semelhante ao que sucedeu com a PlayStation 4. A versão original foi lançada no final de 2013 mas este modelo recebeu a ‘companhia’ de um modelo ligeiramente atualizado em novembro de 2016 sob forma da PlayStation 4 Pro.
A possibilidade de uma PlayStation 5 Pro foi apontada pelo vice-presidente executivo de engeharia e operações de hardware da Sony Interactive Entertainment (SIE), Masayasu Ito, em conversa com a Game Informer. Para Ito, o tradicional ciclo de vida das consolas de 7 a 10 anos não é viável devido à rápida evolução da tecnologia.
“Não conseguimos verdadeiramente acompanhar o rápido desenvolvimento da tecnologia, por isso o nosso pensamento é que no que diz respeito à PS5 enquanto plataforma, talvez seja um ciclo de 6 a 7 anos. Mas ao fazer isso, o ciclo de vida da plataforma, devemos ser capazes de mudar o hardware em si e tentar incorporar avanços na tecnologia. Foi esse o pensamento por detrás dela e o teste desse pensamento foi a PS4 Pro, lançada a meio do ciclo da PS4”, apontou o executivo da SIE.
A repetir-se a estratégia que a Sony empregou com a PlayStation 4 e a PlayStation 4 Pro, é possível que tenhamos uma PlayStation 5 Pro em 2023 ou 2024.