Covid-19 pode levar a "níveis inéditos de vigilância da sociedade"

Especialistas provenientes de 25 países europeus alertam para uso de apps que coloquem em causa privacidade para seguir evolução da doença e infetados.

Notícia

© Reuters

Miguel Patinha Dias
20/04/2020 18:31 ‧ 20/04/2020 por Miguel Patinha Dias

Tech

Coronavírus

Há cada vez mais países da União Europeia a defender a necessidade de utilização de apps de dispositivos móveis para seguir a evolução da Covid-19, o que permitiria combater a doença mais eficazmente e levantar algumas das restrições a comércios e viagens. Porém, há também um conjunto cada vez que aponta para os riscos que a proposta pode ter para as liberdades individuais e como poderá subverter a privacidade.

Conta a Reuters que um conjunto de cientistas e investigadores provenientes de mais de 25 países partilhou uma carta aberta esta segunda-feira, dia 20, a apelar aos governos europeus para não abusarem deste tipo de tecnologia. “Estamos preocupados que algumas das ‘soluções’ para a crise possam resultar em sistemas que permitam uma vigilância de níveis sem precedentes da sociedade”, pode ler-se na carta obtida pela publicação, com mais de 300 assinaturas.

Ainda que a adoção destas apps seja descrita como voluntária e que seja garantido que todos os dados obtidos fossem apagados posteriormente, há quem duvide que a situação se ficaria por aqui com a justificação de que seriam usados para conter futuras pandemias.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas