Um grupo de astrónomos conseguiu observar na atmosfera de Marte um fenómeno que, até aqui, só havia sido observado na Terra. Falamos de um pequeno brilho esverdeado na atmosfera superior do planeta, fenómeno este que há algum tempo que era procurado por investigadores de todo o mundo.
“Uma das emissões mais brilhantes vistas na Terra vem do brilho noturno. Mais especificamente, dos átomos de oxigénio a emitir um comprimento de onda particular que nunca foi visto em outro planeta. No entanto, há cerca de 40 anos que se prevê que esta emissão exista em Marte - e graças ao [ExoMars Trace Gas Orbiter], encontrámo-lo”, afirmou o astrónomo Jean-Claude Gérard da Universidade de Liège, na Bélgica.
O fenómeno acontece quando as moléculas na atmosfera absorvem luz solar, emitindo asim radiação que, na Terra, só foi avistada durante os períodos noturnos. Todavia, conta o Science Alert que em Marte o fenómeno foi observado durante o dia, o que o torna ainda mais especial por ser mais difícil de detetar.