A tecnologia tem sido importante para derrubar alguns dos obstáculos gerados pela pandemia de coronavírus. O MIT criou um robot que, através de luz ultravioleta, é capaz de desinfetar grandes espaços como armazéns, por exemplo, em cerca de 30 minutos, segundo a CNN.
O Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL) do MIT criou o robot em conjunto com a empresa Ava Robotics e com o Greater Boston Food Bank. O projeto começou a ser desenvolvido no início de abril com o propósito de responder à pandemia.
O robot permite garantir a segurança dos trabalhadores como os do armazém do Greater Boston Food Bank, uma vez que não têm de ficar encarregados do trabalho de desinfeção, e os testes demonstram que a sua luz ultravioleta neutraliza pelo menos 90% dos microorganismos nas superfícies.
O robot está em funcionamento quando não está mais ninguém no armazém. Inicialmente, é controlado remotamente. Mas posteriormente já consegue percorrer e desinfetar o armazém de forma autónoma.
Os resultados dos testes com este robot têm sido tão encorajadores, e os investigadores acreditam que poderá ser utilizado brevemente em supermercados, fábricas, escolas ou restaurantes.