A app StayAway Covid já pode ser descarregada pelos utilizadores com 'smartphones' Android. A informação do Governo era a de que a mesma só estaria disponível na próxima semana, mas o Notícias ao Minuto verificou que a mesma já se encontra disponível na Play Store.
Clique na galeria, em cima, e veja as primeiras imagens da app. Os utilizadores com iOS deverão ver a aplicação disponível nos próximos dias na AppStore.
A aplicação é voluntária e, através da proximidade física entre 'smartphones', permite rastrear de forma rápida e anónima as redes de contágio por Covid-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.
O decreto que define a Direção-Geral da Saúde (DGS) como responsável pela gestão e tratamento de dados da aplicação de rastreio de contactos StayAway Covid foi publicado em Diário da República no dia 11 de agosto.
Este documento estabelece que o tratamento de dados para funcionamento do sistema "é excecional e transitório", mantendo-se "apenas enquanto a situação epidemiológica provocada pela Covid-19 o justificar".
O decreto diz que a StayAway Covid "deve respeitar a legislação europeia e nacional aplicável à proteção de dados pessoais", e regula a intervenção do médico que introduz no sistema informações como a data dos primeiros sintomas ou, no caso de o doente ser assintomático, da data da realização do teste laboratorial.