Vários países europeus apostaram em apps de ‘contact tracing’ para combater a disseminação de Covid-19 e impedir o aumento de novos casos. Porém, parece que houve problemas com uma destas apps em Inglaterra e País de Gales, onde alguns utilizadores receberam notificações um pouco estranhas.
Como conta a SkyNews, alguns utilizadores da app de ‘contact tracing’ de Covid-19 receberam alertas de que tinham estado nas proximidades de pessoas infetadas. Porém, ao entrar na app não era encontrada nenhuma indicação se era suposto isolarem-se e entrarem em quarentena.
Sobre o assunto, o Departamento de Saúde e Segurança Social adiantou que a notificação foi uma “mensagem padrão” enviada pela Google e pela Apple, indicando que devia ser ignorada.
Ainda assim, alguns dos utilizadores que receberam a notificação adiantaram à publicação britânica que “por segurança” decidiram isolar-se. Outros fizeram questão de referir que a mensagem “não deu qualquer confiança à aplicação”, categorizando a mensagem como “muito stressante”.
De recordar que esta é acabou por ser a app escolhida pelo governo britânico, que decidiu colocar de parte outras soluções.
“Havia uma escolha a ser feita a respeito de lançar uma coisa simples e muito clara que acerta à primeira vez e constrói muita confiança ou o que a app inglesa acabou por seguir, com muitas funcionalidades diferentes. Penso que está a causar muita confusão que pode levar a perda de confiança”, afirmou uma das responsáveis por uma das apps descartadas pelo governo britânico, Lillian Edwards.