Tempestade solar no planeta Terra menos intensa do que o esperado

Fenómeno reduziu de intensidade esta quinta-feira, baixando da categoria G3 (a segunda mais forte numa escala de quatro), inicialmente previsto, para a categoria G1.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
11/12/2020 15:00 ‧ 11/12/2020 por Notícias Ao Minuto

Tech

Sol

A tempestade solar que atingiu a Terra, e que foi causada pela grande explosão na superfície do sol, ocorrida na segunda-feira, reduziu de intensidade, deu conta a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos(NOAA, na sigla em inglês) esta quinta-feira. 

"A 7 de dezembro, o CME chegou tal como previsto. Um choque foi observado em DSCOVR em 01/1032 UTC (9 de dezembro, 8:32 pm ET). A força magnética era menor do que o potencial de pico que poderia ter iniciado uma tempestade G3. Portanto, SWPC baixou para tempestade G1 (Menor) para 10-11 de dezembro", pode ler-se. 

Na segunda-feira, o mesmo organismo tinha alertado que a  tempestade solar na Terra poderia mesmo afetar as redes de eletricidade e telecomunicações e originar falhas de GPS e satélites, devido à interferência dos ventos solares com o campo magnético do planeta. 

Em consequência da tempestade, eram também expectáveis auroras boreais em locais onde habitualmente não aparecem, como nos céus do Iowa, Pensilvânia e Oregon, nos Estados Unidos. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas