O processo que opõe o Departamento de Justiça dos EUA à Google desvendou detalhes sobre o negócio entre a empresa e a Apple, nomeadamente os termos do acordo que tornava o motor de busca da Google a escolha padrão nos dispositivos da ‘Empresa da Maçã’.
Agora, um novo documento partilhado pela Reuters revela os motivos pelos quais, de acordo com o vice-presidente sénior de Serviços da Apple, Eddy Cue, a empresa não planeia desenvolver o seu próprio motor de busca.
De acordo com Cue, a Apple “está focada em outras áreas de crescimento”, notando que o desenvolvimento de um motor de busca “custaria milhares de milhões de dólares e levaria muitos anos”.
O executivo nota também que esta área está “em rápida evolução devido a desenvolvimentos recentes e contínuos na Inteligência Artificial”, o que a torna “um risco do ponto de vista económico”.
Por fim, Cue explica ainda que o desenvolvimento de um motor de busca próprio exigiria que a Apple também “construísse uma plataforma para vender publicidade direcionada” que, além de exigir um volume de profissionais e especialistas que a empresa não tem, também iria “contra os compromissos de longo-prazo da Apple no que diz respeito à privacidade”.
Leia Também: Loja da Apple é "distribuidor de apps impróprias para crianças"