Depois de banir Donald Trump por um período de 24 horas no Facebook e no Instagram, a empresa liderada por Mark Zuckerberg decidiu estender esta suspensão até à investidura de Joe Biden enquanto Presidente dos EUA.
Com Biden já na Casa Branca, o Facebook decidiu agora remeter para o Conselho de Supervisão da empresa a decisão sobre a permanência de Trump na rede social. “Achamos que a nossa decisão de suspender o antigo Presidente Trump foi acertada mas não consideramos que devemos tomar estas decisões por nós próprios. Dada a importância, remetemos esta decisão para o Conselho de Supervisão. Durante a análise, o acesso de Trump continuará suspenso”, pode ler-se no ‘tweet’ do Facebook.
O Conselho de Supervisão foi criado como um elemento independente da empresa para tomar decisões precisamente sobre este tipo de casos que possam ter “enormes implicações para os direitos humanos globais e liberdade de expressão”.
A decisão será tomada nos próximos 90 dias, sendo que o Facebook terá de a fazer cumprir no prazo de 30 dias e comunicá-la ao público.
We think our decision to suspend former President Trump was right, but we don’t think we should make these calls on our own. Given the significance, we referred this decision to the @OversightBoard. During review, Mr. Trump’s access will remain suspended. https://t.co/CnMa2PYoDq
— Facebook Newsroom (@fbnewsroom) January 21, 2021