A aplicação financeira Robinhood está a ser alvo de um processo judicial no estado de Nova Iorque, EUA, por ter restringido a transação de ações de empresas como a GameStop, a AMC, a BlackBerry e a American Airlines.
A Robinhood explicou a decisão com a “volatilidade recente” destas ações. “Continuamos a vigiar os mercados e faremos mudanças onde forem necessárias”, pode ler-se no comunicado da Robinhood partilhado pelo The Verge.
O processo submetido contra a Robinhood afirma que a app “impediu os seus clientes da capacidade de usarem o seu serviço” com o objetivo de “manipular o mercado para benefício de instituições financeiras e de pessoas”.
A ‘dor de cabeça’ da Robinhood pode não ficar restringida a este processo, com, a congressista Alexandria Ocasio-Cortez a defender a necessidade de dar início uma audiência. “Temos de saber mais sobre a decisão da Robinhood de bloquear os investidores de comprarem ações enquanto os ‘hedge funds’ conseguem transacionar livremente as ações como querem. Como membro do Comité dos Serviços Financeiros, apoio uma audiência se tal for necessário”, escreveu Ocasio-Cortez na respetiva página no Twitter.
Inquiries into freezes should not be limited solely to Robinhood.This is a serious matter. Committee investigators should examine any retail services freezing stock purchases in the course of potential investigations - especially those allowing sales, but freezing purchases.
— Alexandria Ocasio-Cortez (@AOC) January 28, 2021