O Facebook bloqueou acidentalmente na Austrália a sua própria página na rede social, o resultado da decisão de bloquear todo o conteúdo noticioso na região. Como conta o Gizmodo, a decisão do Facebook acabou por impactar muito mais do que empresas de media, incluindo instituições de caridade, organizações sem fins lucrativos e até empresas a retalho.
Entretanto a página do Facebook na Austrália já foi restabelecida mas, ainda assim, não deixa de ser irónico que a rede social seja impactada pela própria decisão. A empresa indicou que também trabalharia para restabelecer as páginas que foram afetadas sem intenção.
A empresa liderada por Mark Zuckerberg decidiu banir todo o conteúdo noticioso da rede social na Austrália - incluindo partilhas dos utilizadores - devido à possibilidade de o governo local forçar as grandes tecnológicas a pagarem a empresas de media pelas notícias que sejam partilhadas nas plataformas.
Enquanto a Google cedeu à pressão, o Facebook considerou que as regras pretendem “penalizar o Facebook por conteúdo que não roubou ou pediu”.
Facebook has banned Facebook's own Facebook page pic.twitter.com/bvZGRaO77H
— Andrew Brown (@AndrewBrownAU) February 17, 2021