Neste início de 2021 o WhatsApp viu-se envolvido numa polémica que tornou o serviço um alvo de críticas por parte dos seus utilizadores. As críticas prendem-se com a nova política de privacidade que o WhatsApp quer implementar mas, ainda assim, a empresa parece não querer desistir e já adiantou que será lançada “nas próximas semanas”. Porém, o WhatsApp parece querer esclarecer os utilizadores sobre a nova política e pretende acrescentar uma área especial dentro da app.
“Nas próximas semanas exibiremos um ‘banner’ no WhatsApp para providenciar mais informação que as pessoas podem ler ao seu próprio ritmo. Também incluímos mais informação para tentar esclarecer as preocupações que temos ouvido. Eventualmente, começaremos a lembrar as pessoas para analisarem e aceitarem estas atualizações para continuarem a usar o WhatsApp”, pode ler-se no comunicado da empresa partilhado pelo Engadget.
A nova política de privacidade prevê que as interações dos utilizadores com empresas através do WhatsApp sejam levadas em conta nos anúncios exibidos no Facebook, uma possibilidade que não foi bem recebida pelos utilizadores da aplicação. De notar no entanto que os utilizadores do WhatsApp na Europa não serão alvo desta nova política de privacidade, estando atualmente protegidos pelo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.