A NASA revelou, esta segunda-feira, um novo vídeo do rover Perseverance que aterrou em Marte pelas 20h56 de Lisboa da passada quinta-feira, dia 18 de fevereiro.
Nas imagens é possível assistir à aterragem no 'Planeta Vermelho', uma missão não tripulada da NASA que foi transmitida nas redes sociais Twitter e YouTube e também na página oficial da NASA.
Uma das questões destacadas pelos especialistas é que a aterragem decorreu sem quaisquer percalços - nas imagens não há vestígios de fumo ou de ruturas. Além disso, garantem que o rover Perseverance está "saudável" e a funcionar bem após a chegada e estada já de quatro dias no 'Planeta Vermelho'.
Assista aqui ao vídeo da aterragem na superfície de Marte:
Your front-row seat to my Mars landing is here. Watch how we did it.#CountdownToMars pic.twitter.com/Avv13dSVmQ
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 22, 2021
E som de Marte? Verdade, esta foi outra das novidades partilhadas hoje pela NASA. Ouça aqui:
If you are feeling overwhelmed by the amount of visual content @NASAPersevere has captured, take a breath and enjoy what it would sound like to sit on the surface of Mars with the rover: pic.twitter.com/ZclPsAVIMd
— NASA (@NASA) February 22, 2021
Now that you’ve seen Mars, hear it. Grab some headphones and listen to the first sounds captured by one of my microphones. https://t.co/JswvAWC2IP#CountdownToMars
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 22, 2021
Além do vídeo, a NASA revelou também novas imagens da superfície de Marte:
"It's been a firehose of data."Justin Maki, @NASAPersevere imaging scientist and instrument operations team chief, reveals a full panorama the rover captured from the surface of Mars: pic.twitter.com/rPExz93glk
— NASA (@NASA) February 22, 2021
O robô Perseverance tem como missão recolher amostras do solo e de outros elementos do planeta, embora só devam chegar à Terra no início da próxima década.
As operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia (Estados Unidos).
O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra, ou seja, quando a equipa responsável pela coordenação da aterragem do Perseverance recebeu a informação de que o robô tinha aterrado, o aparelho já estaria há vários minutos no solo. A aterragem foi na cratera de Jezero.
A entrada na atmosfera de Marte ocorreu às 20h48 em Lisboa e foi o ponto sete de uma lista com mais de 35 requisitos imprescindíveis para que a aterragem ocorresse sem quaisquer problemas e que estava a ser monitorizada ao segundo. A fase final do processo demorou cerca de sete minutos.
O momento da aterragem foi aplaudido pela equipa que dirigiu as operações.
Leia Também: Olá, Houston? NASA revela mais imagens da superfície de Marte