Em apenas duas semanas, a conta da rede social Twitter do Papa Francisco conta já com mais de 200 mil seguidores. Mas mais curioso ainda é o facto de os tweets serem escritos em latim, uma língua antiga e dada, por muitos, como morta.
Ainda assim, o número está ainda longe da conta em inglês, seguida diariamente por mais de 3,6 milhões de internautas. Porém, está muito acima do total de seguidores, por exemplo, das contas alemã e árabe.
“O latim é uma língua internacional e uma forma transnacional de comunicação que ainda está muito viva”, afirma à agência France Press o padre norte-americano Daniel Gallagher, perito na língua e membro da equipa que traduz os tweets do Papa.
Daniel Gallagher sublinha ainda o facto de o latim simbolizar “a habilidade de comunicar através dos séculos” e agora a forma como se adapta a um meio de comunicação tão moderno, como o Twitter.
Igualmente bem-sucedida é a conta em português que conta com mais de 900 mil seguidores, ainda assim muito atrás da espanhola (4,6 milhões), da italiana (1,4 milhões), mas à frente da francesa (230 mil) e da polaca (180 mil).