A Rússia e a China assinaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de uma estação de investigação na Lua, comunicou a agência espacial russa Roscosmos de acordo com a AFP.
“A Roscosmos completou os procedimentos domésticos para harmonizar o Memorando de Entendimento entre o Governo da Federação Russa e o Governo da República Popular da China em cooperação para criar a Estação Internacional Lunar de Investigação”, pode ler-se no comunicado feito pela Roscosmos em fevereiro.
Agora será altura dos governos dos dois países criarem uma calendarização dos objetivos, desenvolvendo e fazendo os necessários planos para uma implementação do projeto nos próximos anos.
Sabe-se que esta estação lunar estaria localizada no pólo sul da Lua e que teria o objetivo de “apoiar, a longo-prazo, exploração científica e experiências técnicas de larga escala e o desenvolvimento e utilização de recursos lunares”. Ainda que de momento o Memorando diga apenas respeito à Rússia e à China, está aberta a porta à participação de outras nações.